tag:blogger.com,1999:blog-9134140353068719950.post8007526471295451070..comments2017-11-06T11:54:46.821+00:00Comments on Car Enjoy Clube: Artigo "O Design do Fiat Uno SX"Rui Baratahttp://www.blogger.com/profile/15748777841975964550noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-9134140353068719950.post-91765415726341504452009-08-24T19:31:18.502+01:002009-08-24T19:31:18.502+01:00Parabéns! A descrição está fantástica! Tenho boas ...Parabéns! A descrição está fantástica! Tenho boas memórias do 60 SX! O meu Pai foi proprietário de um Fiat Uno 60 SX cinzento-escuro de 5 portas (penso que todos os 60 SX tinham 5 portas)com tecto de abrir, comprado novo em 1992 (não tenho a certeza). Lembro-me perfeitamente dos faróis de nevoeiro, dos arcos de plástico preto acima das rodas e das setas nas embaladeiras que indicavam aonde colocar o macaco. Foi um carro que, sem dúvida, se destacou face à concorrência da época. Espaçoso, atraente, nervoso (o 1100cm3 com 55 cv na versão catalisada era bastante despachado) e extremamente bem equipado, fazia a concorrência parecer antiquada e espartana. Era também um carro robusto e fiável (o do meu Pai não deu qualquer problema - apenas o rebordo de plástico do tecto de abrir teve de ser substituído - e com alguns pormenores deliciosos que só os italianos conseguem produzir: o design da luz de leitura do passageiro, o design da manivela do tecto de abrir, o volante de 4 raios com as "covas" para os polegares (nos raios de cima), o cinzeiro com apoios de borracha para não provocar ruídos parasitas, o característico limpa pára-brisas monobraço, os pneus 165, os característicos encostos de cabeça da Fiat, o design da chave (repleta de pequenas protuberâncias)... enfim, foi um carro que deixou saudades e que ninguém dá o devido valor. Hoje é um automóvel usado (e abusado) por pessoas de gosto duvidoso em fins para os quais não foi concebido (tunning) e é um carro que não tem a imagem que merece, sendo por isso muito difícil encontrar exemplares bem estimados. Lá em casa o 60 SX substituiu um 45 S e foi substituído por um Punto 75 ELX.<br />Antes do 45 S, houve um Panda 750 CL e muitos anos mais tarde houve um Grande Punto 1.3 JTD. Eu já fui proprietário de um Panda Van 1.3 JTD e recentemente adquiri um Opel Astra... estando arrependido por não ter optado por um Fiat Bravo. <br />CumprimentosAnonymousnoreply@blogger.com