Considerada uma das marcas mais prestigiadas do planeta, a Toyota sempre assumiu um papel preponderante na construção de automóveis com qualidade.
Nascida no Japão, apresentou um vasto rol de modelos comercializados neste país e outros tantos na Europa, desde o fim da década de 60, bem como em África e na Oceania. A marca conseguiu também introduzir versões nos E.U.A., principalmente pick-ups, que fizeram um enorme sucesso. Por cá, a Hilux fazia as honras da casa. Também as várias gerações de jipes Land Cruiser vingaram um pouco por todo o planeta, rivalizando com o saudoso e robusto Land Rover.
Um dos modelos mais famosos da Toyota é sem dúvida o Corolla, que foi precisamente o primeiro carro da marca a ser comercializado no nosso país, apresentando a versão mais acessível, o 1000, fazendo concorrência ao Datsun 1000. Mais tarde surgiram as variantes equipadas com 1100 e 1200 c.c. Cabe aqui salientar que o Corolla 1200 (lançado nos primeiros anos da década de 70) era 100 Kg mais pesado que o seu concorrente Datsun 1200, ou seja, pesava 800Kg, ficando até excluído de provas desportivas, devido às mais baixas prestações. Todavia, quer um, quer outro, foram exemplos de fiabilidade extrema. A geração seguinte, que surgiu em meados de 70’s inovou ao apresentar caixas de 5 velocidades, revolucionando o mercado automóvel mais acessível. O Corolla é o carro mais vendido do mundo, contribuindo para esse estatuto, as inúmeras gerações produzidas ao longo de décadas e a imagem credível que ganhou junto dos clientes.
Os Corona também estiveram entre nós durante a década de 70, com versões berlina e station, bem como os Celica, que ainda hoje são vendidos depois de profundas alterações ao longo dos anos. Estes desportivos apresentavam inicialmente caixas de 5 velocidades, tal como os Corolla, estando equipados com propulsores de 1600 c.c. O Celica ficou ainda mais conhecido com o mundial de ralis, nos finais dos anos 80, onde as suas prestações não passaram despercebidas.
Nesta década surgem as versões com 12 válvulas muito conhecidas também sob o ponto de vista da resistência mecânica, não esquecendo o famoso Twim Cam coupé, com dupla árvore de cames à cabeça.
Nos anos seguintes, novas motorizações e carroçarias se fizeram aparecer, mostrando toda a vitalidade em termos de construção de qualidade. A marca do sol nascente foi ainda mais longe, ao apresentar viaturas de um segmento mais alto, destinadas a um público refinado, que procura prazer de condução, qualidade e robustez. A fiabilidade demonstrada pelos Carina ao longo das suas três gerações e, posteriormente, o Avensis, confirmam isso mesmo.
Os Starlet fizeram também furor graças às suas motorizações 16 V que sempre demonstraram fiabilidade q. b. O seu actual sucessor de seu nome Yaris é bem mais evoluído tecnologicamente com os seus motores VVT-I, revolucionando a gama 1000 com uns espantosos 65 e 68 cv. Este motor seria, aliás, colocado mais recentemente na família: “Citroën C1, Peugeot 107 e Toyota Aygo”, para além de ter ganho, em 2008, um prémio internacional, na sua categoria.
Outras versões mais específicas se fizeram apresentar em Portugal, como os tão pouco conhecidos Carmy com 2200 c.c., Crown, entre outros, passando pelos modelos de luxo da marca Lexus, onde se destacam as gamas IS, GS e LS, que oferecem motorizações e equipamentos fora do comum.A Toyota continua a ser uma das marcas com maior valor de retoma, no mercado português, pelo que esta poderá ser sempre uma opção credível. Novas propostas se apresentam, mostrando que os japoneses não deixam o mercado automóvel por mãos alheias, afirmando a sua postura de forma exemplar.
Um dos modelos mais famosos da Toyota é sem dúvida o Corolla, que foi precisamente o primeiro carro da marca a ser comercializado no nosso país, apresentando a versão mais acessível, o 1000, fazendo concorrência ao Datsun 1000. Mais tarde surgiram as variantes equipadas com 1100 e 1200 c.c. Cabe aqui salientar que o Corolla 1200 (lançado nos primeiros anos da década de 70) era 100 Kg mais pesado que o seu concorrente Datsun 1200, ou seja, pesava 800Kg, ficando até excluído de provas desportivas, devido às mais baixas prestações. Todavia, quer um, quer outro, foram exemplos de fiabilidade extrema. A geração seguinte, que surgiu em meados de 70’s inovou ao apresentar caixas de 5 velocidades, revolucionando o mercado automóvel mais acessível. O Corolla é o carro mais vendido do mundo, contribuindo para esse estatuto, as inúmeras gerações produzidas ao longo de décadas e a imagem credível que ganhou junto dos clientes.
Os Corona também estiveram entre nós durante a década de 70, com versões berlina e station, bem como os Celica, que ainda hoje são vendidos depois de profundas alterações ao longo dos anos. Estes desportivos apresentavam inicialmente caixas de 5 velocidades, tal como os Corolla, estando equipados com propulsores de 1600 c.c. O Celica ficou ainda mais conhecido com o mundial de ralis, nos finais dos anos 80, onde as suas prestações não passaram despercebidas.
Nesta década surgem as versões com 12 válvulas muito conhecidas também sob o ponto de vista da resistência mecânica, não esquecendo o famoso Twim Cam coupé, com dupla árvore de cames à cabeça.
Nos anos seguintes, novas motorizações e carroçarias se fizeram aparecer, mostrando toda a vitalidade em termos de construção de qualidade. A marca do sol nascente foi ainda mais longe, ao apresentar viaturas de um segmento mais alto, destinadas a um público refinado, que procura prazer de condução, qualidade e robustez. A fiabilidade demonstrada pelos Carina ao longo das suas três gerações e, posteriormente, o Avensis, confirmam isso mesmo.
Os Starlet fizeram também furor graças às suas motorizações 16 V que sempre demonstraram fiabilidade q. b. O seu actual sucessor de seu nome Yaris é bem mais evoluído tecnologicamente com os seus motores VVT-I, revolucionando a gama 1000 com uns espantosos 65 e 68 cv. Este motor seria, aliás, colocado mais recentemente na família: “Citroën C1, Peugeot 107 e Toyota Aygo”, para além de ter ganho, em 2008, um prémio internacional, na sua categoria.
Outras versões mais específicas se fizeram apresentar em Portugal, como os tão pouco conhecidos Carmy com 2200 c.c., Crown, entre outros, passando pelos modelos de luxo da marca Lexus, onde se destacam as gamas IS, GS e LS, que oferecem motorizações e equipamentos fora do comum.A Toyota continua a ser uma das marcas com maior valor de retoma, no mercado português, pelo que esta poderá ser sempre uma opção credível. Novas propostas se apresentam, mostrando que os japoneses não deixam o mercado automóvel por mãos alheias, afirmando a sua postura de forma exemplar.
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